APRENDER A DESAPRENDER

 

APRENDER A DESAPRENDER (09/03/2021).


A aula que ocorreu no dia 09, através da plataforma google meet, se desenvolveu a partir de frases norteadoras apresentadas pelo docente com a finalidade de provocar a reflexão e discussão da turma. Dentre as frases propostas a que me causou inquietação foi:

"Se realmente formos apostar na novidade, precisamos antes de formar gente que tenha capacidade de inovar. Esse é talvez o grande desafio. 

Antigamente, falava-se em aprender certos conteúdos. 

Depois, na geração a que pertenço, insistiu-se que o fundamental não era aprender modelos ou regras, mas aprender a aprender. 

Agora, penso que é hora de modificar esse lema, sem porém rejeitar, e de apresentar a ideia de que também é preciso aprender a desaprender" (RIBEIRO, Renato Janine, 2014, p. 23).

Aprender a desaprender. Essas palavras foram a chave para o debate que me fez refletir para além do espaço acadêmico. Desde muito pequeno, somos instruídos a imitar uns aos outros, e assim nos tornamos uma máquina copiadora de desejos, gostos que não nos pertence. Aprender a desaprender está ligado a liberdade e direção, aprendizado e inovação. É importante aprender o processo, as teorias, fórmulas e formas, mas é preciso usar a criatividade e liberdade para criar e não seguir a mesmice.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A TEMPO PARA APRENDER

EDUCAÇÃO PARA TODOS, QUEM?

A TEMPO PARA APRENDER